English Deutsch Italiano Hrvatski Română Português


Amor e Respeito: O que ela mais deseja, o que ele mais precisa, Emerson Eggerichs (2004)

Ao pedirem-me para escrever uma resenha de um livro, naturalmente pensei no livro Amor e Respeito. Era o último livro que tinha acabado de ler e estava desejosa de recomendá-lo a alguém! Ainda assim, fiquei indecisa. “Será que devo sugerir um livro sobre o casamento? Eu mesma não sou casada, nem muitas das pessoas que vão ler o que eu tiver escrito!” Contudo, a cada dia que passa, eu apercebo-me que Satanás está a esforçar-se arduamente para destruir famílias; potenciais pequenas ilhas de Paraíso na Terra. Isto não começa apenas no primeiro dia após a cerimónia de casamento, mas muito antes da família estar formada.

Satanás tem o objetivo de influenciar a maneira como tratamos e pensamos uns sobre aos outros. Ele sabe muito bem que se conseguir atingir uma família, ele consegue obter uma maior influência na sociedade.

man-and-woman-near-grass-field-1415131

Temperado com humorísticos exemplos da sua própria vida de casado, Emerson Eggerichs partilha inúmeras histórias reais das experiência de outros casais, cujo casamento foi salvo, restaurado e até melhorado para uma qualidade nunca antes vivida ao pôr estas simples verdades em ação.

O livro é baseado em conceitos bíblicos simples como “Assim, também, vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido” (Efésios 5:33). Consiste em três partes às quais o autor chama o Ciclo Insano, o Ciclo Energético e o Ciclo Recompensador.

A primeira parte foca-se na necessidade, que o autor assegura Deus ter depositado em nós desde a Criação: a necessidade de amor da mulher (nada de novo, certo?) e a necessidade de respeito do homem (e como é igualmente importante para os homens sentirem-se respeitados!). Estejamos familiarizados ou não com esta ideia, ao sentirmos que as nossas necessidades não são supridas, muitas vezes falhamos em suprir as necessidades do outro, até entre os mais bem-intencionados cônjuges.

O resultado? O Ciclo Insano começa a girar.

affection-afterglow-backlit-blur-556667

Os capítulos seguintes mostram o que pode acontecer quando um decide dar um passo na direção de satisfazer incondicionalmente as necessidades do outro; seja merecido ou não, e independentemente do depósito dele/dela estar cheio ou não. Isto põe os travões no Ciclo Insano, potencializando assim o Ciclo Energético. É aqui que o amor dele por ela estimula o respeito dela por ele, e o respeito dela por ele estimula o amor dele por ela.

A parte final, e mais importante do livro, é o Ciclo Recompensador. Este cuidadosamente destaca que:

Embora seja muito provável que a tua recompensa venha por colocares estes princípios em prática no teu casamento, não definas a tua recompensa terrena como a tua maior motivação. Sê amável para com o teu cônjuge porque isso é o que Cristo pede de ti. Sê respeitoso em todas as situações, porque é ao próprio Cristo que demostras respeito quando o dás ao teu cônjuge. Fá-lo por Ele.

Ao mesmo tempo que aprofunda o tópico sobre o amor e respeito incondicional dentro de um casamento humano, esta última parte do livro coroa a mensagem ao revelar um quadro maior e mais bonito. Isto lembra-nos da natureza de Deus e da nossa relação com Ele.


Em criança, Dārta Debnere costumava ser uma devoradora de livros que engolia um livro após outro. Agora ela está a aprender a ler aqueles que requerem ser mastigados devidamente. A dinâmica humana é algo que ela adora aprofundar.