Tags


O Que é o Arrependimento?

14th January 2018

click for English click for Croatian click for French click for German click for Italian click for Portugueseclick for Romanian click for Russian click for Spanish

Esta publicação é a segunda de uma série intitulada "Ciladas do Cristianismo". Nesta série, vários autores explicam mal-entendidos comuns que as pessoas que são cristãs ou querem ser cristãs frequentemente encontram na sua experiência. Estas "ciladas" são encontradas em declarações do livro Caminho a Cristo em que a autora explica lutas que "muitos" enfrentam. A citação para este artigo é: "Muitos…Pensam que não podem chegar a Cristo sem primeiro arrepender-se e que é o arrependimento que os prepara para o perdão de seus pecados." CC 25.3.-Editor.

"A minha definição de algo determinará a minha experiência em relação a isso".

É uma simples lição que eu aprendi, mas surpreendentemente ampla na sua aplicação.

Nós vivenciamos isto o tempo todo. Quando tu pedes a alguém para te dar o telefone, não esperas receber um tablet. Porquê? É simples. Tu esperas que ambos tenham a mesma definição para a palavra "telefone". Claro, esse é um objeto simples, e todos (provavelmente) sabem que um telefone é "um telefone". Mas então, e as palavras mais complicadas? Deixa-me tentar resumir onde estou a tentar chegar com uma pergunta:

O que é o arrependimento?

Uma simples pergunta, mas, se és como eu, um jovem nascido e criado num lar cristão, provavelmente não tens uma boa resposta Bíblica. Isto é uma declaração ousada, e espero que não estejas ofendido, mas estou a começar a perceber que, para a juventude, esta é a triste realidade. Deus diz-nos para nos "arrependermos", mas porque a definição de "arrependimento" de Deus é frequentemente diferente da nossa, perdemos a experiência que Deus deseja para nós. Esta foi a realidade que eu vi em mim e com uma sensação de insatisfação do meu estado atual, fiz um desafio: "Adam, descobre o que Deus quer dizer quando diz ‘arrepende-te’". Agora, não posso dizer que descobri tudo, mas aqui está o que descobri. Já agora, eu encorajo-te a aceitares somente como verdade o que vês que está em harmonia com a verdade da Bíblia.

A "Mudança" Chamada Arrependimento

Então eu comecei a pesquisar. "Onde na Bíblia vemos uma explicação clara sobre o que significa arrepender-se?", Foi a pergunta que me senti tentado a perguntar. Para minha surpresa, uma definição clara foi mais difícil de encontrar do que eu pensava, mas depois apareceu este texto:

"Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; E eis que está aqui quem é maior do que Jonas." Mat 12:41.

Viste uma definição clara? Se não, eu também não. No entanto, o que me impressionou foi que Jesus parecia apontar para onde podemos encontrar uma definição clara: "Os ninivitas… arrependeram com a pregação de Jonas." Então, onde devo ir a seguir? Estava claro para mim. Ir para o texto da Bíblia de que Jesus está a falar, e lá encontrar as ações dos homens de Nínive que Jesus chamou "arrependimento". Então, voltei as páginas da minha Bíblia para Jonas 3:10, e ali estava, um exemplo simples e claro de "arrependimento".

"E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho".

Os homens de Nínive "mudaram" o seu mau caminho, e Jesus chamou isso "arrependimento". É bastante claro e não quero complicá-lo com mais palavras do que as necessárias, mas aqui está uma imagem simples: imagina que estás a caminhar em direção a uma casa, e então viras as costas à casa e continuas a caminhar. Aproximas-te ou ficas mais longe dela? Claro que ficas mais longe! Eu acho que isso é como o arrependimento: é um propósito determinado para afastares-te "daquele" pecado.

Porque mudas ...

Descobri outro ponto sobre o arrependimento que me surpreendeu e também me desafiou. Estava ali mesmo numa das parábolas da Bíblia. Vejamos Lucas 15:3-6. É a parábola sobre o pastor com 100 ovelhas. Para resumir, um pastor tem 100 ovelhas, uma ovelha perde-se e o pastor deixa as outras 99 para encontrar esta ovelha perdida. Ele acaba por encontrar a ovelha e regressa alegrando-se com a ovelha nos ombros. Então ele chama os seus amigos e vizinhos para se alegrarem com ele "porque já achei a minha ovelha perdida." Eu já conhecia esta parábola, mas agora algo chamou-me a atenção. Observa o que Jesus diz em Lucas 15:7:

"Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".

"Da mesma forma" é uma expressão importante. Jesus está a dizer que, da mesma forma que a história da parábola aconteceu, há alegria no céu quando um pecador se arrepende. Pensa nisto. A ovelha perdida trouxe-se a si mesma de volta? Não. Quem a trouxe então? O pastor. Então, Jesus está realmente a dizer uma verdade profunda sobre o arrependimento. O arrependimento, o afastamento do pecado, é realmente o resultado da Sua obra, porque Ele é “o grande Pastor das ovelhas" (Hebreus 13:20). É Ele que nos procura, e por causa dessa busca, devido aos Seus esforços para nos resgatar, nós afastamo-nos do pecado. Pedro menciona esta verdade em Atos 5:31:

"Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados".

Ellen White deixa claro: "Assim como não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos arrepender-nos sem que o Espírito de Cristo nos desperte a consciência. Cristo é a fonte de todo bom impulso." Caminho a Cristo, 26. Quando Deus diz "arrepende-te", Ele está a chamar-te para te afastares do pecado, mas também, quando Deus diz "arrepende-te ", Ele já começou a Sua procura por ti. Ele está a trabalhar através do Seu Espírito para dar-te o conhecimento de Sua bondade, e através disso, levar-te ao arrependimento (Rm 2: 4). Isto para mim foi uma mudança de paradigma.

Com tudo isto em mente, aqui estava o meu desafio. Por que é que eu deveria ficar longe de Cristo antes de me arrepender? Eu estava na realidade a ficar longe do único que poderia levar-me ao arrependimento. Francamente, isso não faz sentido. Tu também estás a afastar-te dEle? Pára agora. Ele pode, e irá , levar-te ao ponto em que tu podes afastar-te do pecado. Ele já está a tentar!

Adam Hazel