Tags


Na Minha Mesa de Cabeceira: Apresentação

7th February 2018

click for English click for Croatian click for French click for German click for Italian click for Portuguese click for Romanian click for Russian click for Spanish

Ao crescer, a casa dos meus avós era um paraíso para os amantes de livros. As estantes iam até ao teto, tapando as paredes como papel de parede. Enquanto criança, os meus olhos arregalavam-se de espanto ao pensar em como duas pessoas podiam ter tantos livros ou tanto tempo para lê-los todos.

Com o passar dos anos, as estantes na casa dos meus avós diminuíram. Apesar de ainda chegarem ao tecto, já não eram como papel de parede. Invés disso elas podiam ser postas em algumas pequenas divisões. Ao perguntar ao meu avô o porquê ele disse-me o seguinte:

“Eu aprendi a ler unicamente os melhores livros, Alexandra, e a lê-los várias vezes.”

Os Melhores Livros

Francis Bacon disse certa vez

“Alguns livros são para ser saboreados, outros engolidos e uns poucos para serem mastigados e digeridos" (Essays: 1597).

A verdade é que pode ser difícil encontrar esses ‘livros para mastigar-e-engolir’ — e muitos deles permanecem escondidos em mesas de cabeceira solitárias. No entanto, o foco desta nova série é realçar alguns desses livros totalmente comestíveis — levando-os da mesa de cabeceira para a blogosfera.

Porquê ler?

Apesar da Palavra de Deus dever ser o foco principal da nossa dieta, uma vez que por ela própria pode satisfazer a nossa alma, uma leitura mais ampla pode ensinar-nos algo na nossa caminhada espiritual. Queremos encontrar livros que expandam os nossos corações e mentes, que nos desafiem a pensar de maneiras que nunca pensámos antes e que nos ajudem a tornar Jesus no primeiro, no melhor e no último da nossa vida.

No entanto, algumas vezes, ler pode parecer um pouco… antiquado. Particularmente numa época de vídeos curtos e de artigos online, ter um “calhamaço” no fundo da mala pode não ser muito atrativo. Mas estudos mostram que ler, particularmente em papel, estimula a mente, pode reduzir o stress, aumenta o conhecimento e o vocabulário, melhora a memória, reforça o pensamento analítico, aumenta a empatia, e melhora o foco e a concentração. Em suma, tem a capacidade de nos tornar seres humanos mais inteligentes, melhores e menos stressados. Excelente.

Na Minha Mesa de Cabeceira

Pedimos a um número de indivíduos diferentes; desde palestrantes a estudantes, profissionais a professores, para nos darem uma opinião sobre as suas leituras de mesa de cabeceira favoritas. Então, está atento às publicações semanais “Na Minha Mesa de Cabeceira” e prepara-te para leres os melhores livros e lê-los várias vezes.


Alex Browne faz edição-de-coisas para o GYC Europe